Como todo e qualquer RPG Elementarium também tem seu sistema de atributos. O fórum é puramente interpretativo, sendo assim esses atributos ou Stats, como também são chamados servem acima de tudo para dar uma base para os GMs, não só na batalha mas como no dia-dia de seu personagem.
Ao passar de nível, isso é, somar 100 pontos de experiência o jogador tem direito a acrescentar 2 pontos a seus atributos. É necessario escolhê-los com sabedoria, pois são esses que definirão seu personagem.
Força Física: É literalmente sua força. O quanto você consegue levantar? a capacidade do personagem de dar dano, o desenvolvimento fisico dele está aqui. Alguém com muita força fisica costuma parecer "bombado", ter músculos mais desenvolvidos assim como alguém sem esse atributos tende mais a ser magro. Não é obrigatório, mas sempre bom se levar em conta isso na hora da criação da aparência do personagem.
Força Mágica: Talvez um dos atributos mais difíceis de ser explicados. É sua capacidade de fazer magias e em muitos casos sua defesa contra elas. Alguém com maior força mágica tem uma potencial de dano com seu elemento maior na hora de por exmplo, fazer uma bola de fogo. Vale lembrar que esse atributo influencia diretamente na sua Mana, essa será explicada mais a frente.
Habilidade: É a coordenação motora. Define sua capacidade de manejo da arma, precisão, em batalhas é o atributo usado para acerto de golpes. Habilidade para Tudo na vida. Tocar um instrumento, fazer malabarismo, muitos talentos são provenientes daqui. Lembrando que não adianta ter um Habilidade altíssima sem que o usuario faça uma boa narração, pois no fórum a narração a prioridade para calculo de qualquer ação tomadas. Stats são uma base para isso.
Velocidade: Esse é muito facil de entender. O quão rápido você é, a velocidade com que você chega de um lugar ao outro. Influencia em diversos fatores. Quantos ataques é capaz de realizar, como consegue desviar de algo. Seus reflexos não são tão úteis sem sua velocidade. Um depende puramente do outro, não adianta perceber o que acontecerá se não for rápido suficiente para acompanhar.
Resistencia: Sua defesa física, lembrando que em grande part dos casos defende ataques mágicos também, sua força mágica não serve para tomar uma estaca de gelo voadora no peito. O que reduz a maioria do dano recebido. Sua capacidade de regeneração é considerada também com base nesse atributo. Também serve para o calculo de Pontos de Stamina.
Vigor: Sua vontade em ficar de pé, seu vigor na batalha, o quanto você aguenta apanhar antes de cair. De certa forma esse atributo se resume a capacidade de ignorar a dor. Quanto maior seu vigor menos problema terá em se mover mesmo ferido. Com o braço esfolado ou algo do tipo fica difícil se mover, porém, tendo mais vigor a pessoa é menos prejudicada.
PV:Sua vida, quando chegar a 0 o personagem é nocauteado atingindo -10 ele morre. Para o calculo de seus Pontos de Vida use a formula: Vigor x 4 + 10
PM: Sua energia espiritual. Gasto para ativar habilidades, principalmente magicas. Para o cálculo de seu Pontos de Mana use a fórmula: Força Mágica x 3 + 10
PS: Sua energia fisica. Gasto para ativar habilidades, principalmente as que requerem esforço físico. Para o cálculo de seu Pontos de Stamina use a fórmula: Resistencia x 3 + 10
Lembrando que mesmo pra fazer magias se usa PS, porém em uma quantidade menor, assim como para o uso de habilidades não magicas ainda há um gasto de PM
Ao passar de nível, isso é, somar 100 pontos de experiência o jogador tem direito a acrescentar 2 pontos a seus atributos. É necessario escolhê-los com sabedoria, pois são esses que definirão seu personagem.
Força Física: É literalmente sua força. O quanto você consegue levantar? a capacidade do personagem de dar dano, o desenvolvimento fisico dele está aqui. Alguém com muita força fisica costuma parecer "bombado", ter músculos mais desenvolvidos assim como alguém sem esse atributos tende mais a ser magro. Não é obrigatório, mas sempre bom se levar em conta isso na hora da criação da aparência do personagem.
Força Mágica: Talvez um dos atributos mais difíceis de ser explicados. É sua capacidade de fazer magias e em muitos casos sua defesa contra elas. Alguém com maior força mágica tem uma potencial de dano com seu elemento maior na hora de por exmplo, fazer uma bola de fogo. Vale lembrar que esse atributo influencia diretamente na sua Mana, essa será explicada mais a frente.
Habilidade: É a coordenação motora. Define sua capacidade de manejo da arma, precisão, em batalhas é o atributo usado para acerto de golpes. Habilidade para Tudo na vida. Tocar um instrumento, fazer malabarismo, muitos talentos são provenientes daqui. Lembrando que não adianta ter um Habilidade altíssima sem que o usuario faça uma boa narração, pois no fórum a narração a prioridade para calculo de qualquer ação tomadas. Stats são uma base para isso.
Velocidade: Esse é muito facil de entender. O quão rápido você é, a velocidade com que você chega de um lugar ao outro. Influencia em diversos fatores. Quantos ataques é capaz de realizar, como consegue desviar de algo. Seus reflexos não são tão úteis sem sua velocidade. Um depende puramente do outro, não adianta perceber o que acontecerá se não for rápido suficiente para acompanhar.
Resistencia: Sua defesa física, lembrando que em grande part dos casos defende ataques mágicos também, sua força mágica não serve para tomar uma estaca de gelo voadora no peito. O que reduz a maioria do dano recebido. Sua capacidade de regeneração é considerada também com base nesse atributo. Também serve para o calculo de Pontos de Stamina.
Vigor: Sua vontade em ficar de pé, seu vigor na batalha, o quanto você aguenta apanhar antes de cair. De certa forma esse atributo se resume a capacidade de ignorar a dor. Quanto maior seu vigor menos problema terá em se mover mesmo ferido. Com o braço esfolado ou algo do tipo fica difícil se mover, porém, tendo mais vigor a pessoa é menos prejudicada.
PV:Sua vida, quando chegar a 0 o personagem é nocauteado atingindo -10 ele morre. Para o calculo de seus Pontos de Vida use a formula: Vigor x 4 + 10
PM: Sua energia espiritual. Gasto para ativar habilidades, principalmente magicas. Para o cálculo de seu Pontos de Mana use a fórmula: Força Mágica x 3 + 10
PS: Sua energia fisica. Gasto para ativar habilidades, principalmente as que requerem esforço físico. Para o cálculo de seu Pontos de Stamina use a fórmula: Resistencia x 3 + 10
Lembrando que mesmo pra fazer magias se usa PS, porém em uma quantidade menor, assim como para o uso de habilidades não magicas ainda há um gasto de PM